quinta-feira, 16 de março de 2017

A história social e econômica da música paraense

Preparei um curso sobre a cena musical do Pará para a escola G2 Muhsica. O primeiro módulo terá como tema a origem e a história social e econômica do carimbó. Segue o release de divulgação do mesmo.



O curso Cena Musical da Amazônia (Cema) foi formulado a partir dos estudos do Prof. Elielton Nicolau Amador, jornalista e pesquisador, Mestre em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) da UFPA. Também músico e produtor cultural, Nicolau teve como objeto natural de pesquisa a cultura musical, fossem nos estudos culturais de gênero ou na sociologia da cultura, fossem nas possibilidades de gestão de carreira.

Elielton foi um dos gestores do projeto Pará Pró Música, do Sebrae-PA, e coordenador do ponto de cultura Bafafá Pro Rock, além de ter sido guitarrista das bandas Norman Bates, Suzana Flag e Coletivo Rádio Cipó. Como produtor e assessor de comunicação, realizou trabalhos de direção artística e marketing de carreira com artistas como Thais Ribeiro, Nanna Reis, Zarabatana Jazz Band, Leornardo Coelho de Souza, Augusto Hijo, Quaderna e Sebastião Tapajós, entre outros.

Lecionou Produção Musical e Produção Audiovisual, pelo programa Pronatec, na Escola de Música da UFPA, e, em sua dissertação de mestrado, estudou a formação e a relação da cena musical de Belém com a cena musical nacional, bem como a sociologia do artista dentro dessa cena.

“A Cena Fantasma – Um olhar sobre a música popular massiva da Amazônia”, trabalho ainda não publicado em livro mas disponível no acervo do PPGCOM/UFPA, traz análises sobre a formação do rock local, do início do processo de massificação do carimbó, da relação da cena da música popular com a cultura regional e a contracultura. O trabalho também expõe a cultura profissional musical com a cena que ganhou destaque nacional antes e a partir desta década com projetos como o Terruá Pará.

Com base nesse estudo e nos estudos de autores locais como Alfredo Oliveira, Fábio Castro, Tony Leão da Costa, Maurício Dias da Costa e Marcelo Gabbay, além da produção de jornalistas como Edgar Augusto Proença, Vladimir Cunha e Ismael Machado, entre outros, e a pedido da Escola G2 Muhsica, Nicolau preparou este curso para estudantes de música, de comunicação e de artes em geral.

A ideia é transmitir saber e conhecimentos sobre a formação e uma das mais ricas e criativas cenas musicais do mundo. O estudo é enriquecido pela análise de autores nacionais e estrangeiros, como Frédéric Martel, Michel Maffesoli, Renato Ortiz e Marcia Tostas Dias, entre outros, que discutem de forma global o papel das artes e da indústria cultural no mundo e no Brasil contemporêneo.

Este conhecimento há de dar, na formação de músicos e profissionais das artes e da comunicação, uma base sólida para explorar as potencialidades artísticas, mercadológicas e conceituais locais. O curso traz, em primeira mão, para jovens futuros profissionais uma visão ampla e crítica (de conhecimento) sobre os gêneros musicais locais. O primeiro módulo com 15 horas será ministrado na escola G2 Muhsica a partir de abril, com o tema “Carimbó – Origem e História Social”. As vagas são limitadas e podem ser reservadas na Escola.

SERVIÇO:
Curso Cena Musical da Amazônia
Módulo 01 – Origem e História Social do Carimbó
Matrículas Abertas. Início em abril.
Informações e reservas: (91) 3351 3352 (G2 Muhsica) ou  (91) 98168 7474 (wtsapp)

Facebook.com/escolag2muhsica

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