segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Um lugar de diálogo

Este blog nasce na urgência de comunicar. De compartilhar ideias e assuntos comuns, seja nas Artes, seja na Comunicação, seja na Política, enfim, no espaço entre nós. No espaço entre eu e os outros, onde certamente haverá consensos e dissensos. Na comunidade. Na sociedade.

Infelizmente, o tempo dedicado a um enorme esforço pessoal em busca de uma posição no campo das artes e da educação, impende, no momento, que eu faça uma apresentação mais detalhada. No decorrer das nossas conversas, porém, espero poder tornar transparente o intuito deste blog. Por enquanto, basta dizer que ele nasce com a filosofia, com o princípio, de trazer as discussões ao campo do comum, na base, onde os conflitos podem mudar efetivamente a nossa vida. No cotidiano, enfim.

É um "jornal pessoal", por assim dizer. Um espaço de personalidade, mas que não se priva a ouvir e compartilhar ideias. Não busco aqui, simplesmente, impor meu pensamento, mas compartilhar e "ouvir" o outro lado. Esta filosofia está centrada em parte nos princípios fenomenológicos que aprendi no PPGCOM/UFPA durante meu mestrado em Ciências da Comunicação, concluído em 2014.

Há muito o que compartilhar, ainda que tudo o que nos exige atenção no cotidiano nos desvie um pouco do diálogo social. Até por isso, é preciso compartilhar ao senso comum uma visão um pouco mais elaborada, sem a obrigação dos processos burocráticos do conhecimento institucionalizado. Sem vaidade e sem arrogância.

É um espaço em busca da autoestima de participar da vida comum, tantas vezes ferida por tanta violência que se espalha pelo espaço da nossa cidade, do nosso País e do mundo hoje em dia. É uma palavra por justiça, por solidariedade e compreensão. Não será tímido. Será firme como a firmeza de quem busca harmonia e paz sem ignorar a necessidade da luta e da defesa de direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário